Sonambulismo - (latim somnus sono + ambulare = passear) Como diz a formação da palavra, o sonambulismo é um distúrbio, em que a pessoa pode caminhar, sentar-se, sair do quarto, usar o banheiro, falar durante o sono. Ocorre geralmente durante a infância. Deve-se cuidar para que não ocorra nenhum acidente com o sonâmbulo, adotando medidas de segurança.
Durante os estágios do sono, as ondas cerebrais diminuem de intensidade até chegar a um relaxamento profundo. A baixa atividade se mantém no hipotálamo, ligado à consciência, e no córtex cerebral, que controla os movimentos do corpo. No sonambulismo, por serem irregulares, as ondas cerebrais não conseguem inibir completamente a área motora, permitindo ao sonâmbulo sentar e andar. Como a região relacionada à consciência, se mantém praticamente inativa, a pessoa sonâmbula não percebe o que faz e nem se recorda de nada no dia seguinte.
Sonhos - Uma coisa é certa: todos nós sonhamos, apesar de nem sempre lembrarmos disso. Os sonhos são experiências vividas de forma involuntária por meio de imagens e fatos durante o período do sono. Em sua maioria, representam as situações vividas no dia anterior e ocorrem de forma mais predominante durante o sono REM - Movimento rápido dos olhos – em 90% dos casos.
Os cientistas ainda não estão certos sobre porque sonhamos ou o que sonhamos, embora afirmem que há relação com nossas preocupações e esperanças. Recentemente, descobriu-se que até os bebês no útero têm sono REM e também sonham.
Com a publicação do livro “Interpretação de Sonhos” do psiquiatra e pai da psicanálise Sigmund Freud, em 1900, os sonhos ganharam uma visão científica, bem diferente do caráter premonitório dada pelas religiões e algumas culturas. Em seu livro, Freud define o conteúdo do sonho como “realização dos desejos”, onde há o sentido manifesto (a fachada) e o sentido latente (o significado).
Sonilóquio- é o ato de falar durante o sono. Nem sempre as palavras são compreendidas e é um problema na maioria das vezes temporário e ocorre principalmente nas crianças. O fato é observado principalmente quando a pessoa vive situações estressantes.
Sonolência – Segundo o dicionário Aurélio, a palavra vem do latim somnolentia e significa sono imperfeito. Ou seja, a sonolência ocorre por não dormirmos o suficiente ou por não ter um sono de qualidade. É quando durante o dia, temos aquela sensação de cansaço, os olhos piscam e vem aquela vontade de dormir. Isto pode trazer conseqüências graves, como os acidentes de trânsito e de trabalho.