1 - Realizei um exame de polissonografia em um laboratório de sono e acho que dormi quase nada devido aos fios ligados em meu corpo. O que devo fazer? Qual o procedimento? A. C. Lima, sexo feminino, economista, 51a, SP-SP.
Muitas pessoas não relaxam o suficiente na primeira noite de exame, o que compromete os resultados. O médico responsável e/ou o técnico(a) que a acompanhou poderá ser contactado e possivelmente ele(a) a orientará a repetir o exame. Trata-se de "Efeito de primeira noite" evento que ocorre em um a cada 5 a 3 exames. O exame fica comprometido e muitas vezes não reflete o quadro clínico do(a) paciente.
Referências médicas: First-night effect in the chronic fatigue syndrome. Psychiatry Research, Volume 120, Issue 2, Pages 191-199 O. Le Bon
Spectral analysis of the first-night effect on the sleep-onset period Authors: TAMAKI, Masako1; NITTONO, Hiroshi2; HAYASHI, Mitsuo2; HORI, Tad
Sleep and Biological Rhythms, Volume 3, Number 3, October2005 , pp. 122-129(8) Blackwell Publishing
2 - Qual é o tempo necessário de sono? (E.C.V., 18anos, masculino, estudante, Ponta Grossa, Paraná)
Cada pessoa é única, assim como as necessidades de sono. As pesquisas sugerem que a maioria dos adultos saudáveis necessita de sete a nove horas de sono por noite. Crianças e adolescentes necessitam até mesmo de mais horas de sono que os adultos. Abaixo, é apresentada a variação recomendada do número de horas necessárias de sono, por noite por idade (incluindo cochilos*)
Recém-nascidos 0 a 2 meses …................10-1/2 a 18 horas* 2 a 12 meses ...........................14 a 15 horas *
Crianças 12 a18 meses ........................13 a 15 horas* 18 meses a 3 anos ...............12 a14 horas * 3 a 5 anos ..................................11 a 13 horas * 5 a 12 anos): ....................................9 a 11 horas
Adolescentes 8-1/2 a 9-1/2 horas
Adultos 7 a 9 horas
À medida em que as crianças crescem, elas passam por muitas mudanças, inclusive alterações no sono. Crianças e adolescentes, assim como os adultos, prosperam com saúde quando há um horário regular de sono e vigília, mesmo nos fins de semana. O sono deveria seguir uma rotina de relaxamento antes de ir para a cama. O quarto deveria ser frio, escuro e tranquilo. Obter um bom descanso noturno pode se tornar mais difícil à medidada que nos tornamos mais velhos devido ao aumento das responsabilidades e das atividades, o impacto da TV, computadores, cafeína e outras bebidas excitantes e transtornos de sono não tratados. Entretanto, o sono continua sendo vital no desempenho, na saúde e na qualidade geral de vida e deveria continuar sendo uma prioridade.
Assim, como os adolescentes sabem quanto sono eles necessitam? Se um adolescente apresenta dificuldade de ficar alerta durante a aula, enquanto lê um livro ou em uma outra situação calma, quando a sonolência geralmente é “desmascarada” , ele provavelmente não está obtendo a quantidade suficiente de sono de qualidade. Outros sinais de privação crônica de sono são a irritabilidade, a dificuldade de concentração ou de tomar decisões, a perda de memória de curta duração ou o se tornar super agressivo. De fato, a privação de sono é freqüente e erroneamente diagnosticada como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
A maioria dos transtornos têm tratamento. Se adolescentes estão com dificuldade de obter o sono que necessitam é importante que consultem um médico ou um outro profissional da saúde.