Apoio:
 
 Brasil discute sono em tempos de crise. No próximo dia 18 de março, sexta-feira, o Brasil e em muitos outros países comemoram o DIA MUNDIAL DO SONO.
Buscar:
   
   
 
Destaques

Vencedores recebem prêmios
Voltar  

Os três vencedores, Natália *3º lugar), Pablo (2º lugar) e Tamires (1º lugar)No dia 18 de dezembro de 2008, às 11h30m, durante um encontro de coordenadores da Secretaria de Estado da Educação, o presidente da FUNDASONO, Dr. Dirceu de Campos Valladares Neto, entregou os prêmios, três laptops, aos vencedores do Concurso de Redação “A importância do sono em nossas vidas”.

Os professores dos alunos vencedores também foram premiados com um laptop, o primeiro lugar, um DVD player portátil, o segundo, e um forno de microondas, o terceiro.

O concurso, promovido pela FUNDASONO (Fundação Nacional do Sono) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e patrocínado pela Usiminas, teve como objetivo contribuir para a conscientização e educação dos alunos da rede pública estadual da capital sobre necessidade criar bons hábitos de sono e assim, garantir mais saúde, qualidade de vida e melhor rendimento escolar.

Participaram os alunos das 6ª a 7ª séries das escolas estaduais da capital integrantes do Projeto Escola Viva. Das 42 redações inscritas foram selecionadas as três melhores, tendo como critério a criatividade, o português correto e o raciocínio lógico.
 
                                                             
 
Primeiro Lugar
Tamires Policarpo Pascoal com a redação “Nas baladas de um sono tranqüilo”
Professora Marinette Geralda de Albuquerque
Escola Estadual Maria de Lourdes, bairro Maria Gorete
 
 
 
 
 



Segundo Lugar

Pablo Fernandes Leite com a redação “Dormindo no ponto”   
Professora: Fernanda Benito Melo Campos
Escola Estadual Coronel Torres Junior, bairro Vera Cruz
 
 


 

Terceiro Lugar

Natália Nielle Silva com a redação “Acorde para a importância do sono”
Professor: Ricardo Viana Veloso
Escola Estadual Professora Maria Coutinho, bairro Jaqueline
 
 
 

Abaixo as redações vencedoras
 
“As baladas de um sono tranqüilo”
 
Sempre achei que a noite era uma criança e dormir era perder tempo. Meus conceitos foram mudando na medida em que adquiri novos conhecimento a respeito do sono e de seus benefícios. Dormir faz bem para o corpo e para a alma. Hoje me sinto menos estressada, meu rendimento escolar aumentou.
           
Enquanto durmo, minha energia é revitalizada, meu cérebro está em ação, preparando o corpo para mais um dia. Minha memória nunca mais falhou. Confesso que estou até mais bonita, vistosa, sem aquela expressão de uma noite mal dormida. Vi o quanto ter uma boa noite de sono é importante para nossa vida, que está apenas começando.
 
Hoje encontro nas noites a verdadeira balada que me revigora para o novo amanhecer. Faço de cada sonho, uma certeza de que é gratificante dormir bem. Acordamos mais dispostos, conscientes e, acima de tudo, mais renovados para uma nova balada.
 
Eu gosto muito das baladas, mas tenho que me lembrar que acordo cedo todos os dias e tenho que dormir bem para estar disposta e fazer um bom trabalho na escola.
 
(Tamires Policarpo Pascoal, 12 anos, aluna da 6ª série da Escola Estadual Maria de Lourdes Oliveira)
 
2o lugar

Dormindo no ponto
 
Sabemos que para obter uma vida saudável é necessário termos uma alimentação balanceada, praticarmos exercícios físicos e uma boa noite de sono. É fundamental para o nosso organismo se restabelecer de um dia cheio de atividades e se recarregar para um novo dia que virá.
Muito mais que simplesmente descansar, o sono é de grande importância para nosso organismo, pois é através dele, que garantimos uma vida saudável. Durante o sono, nosso cérebro regulariza as nossas funções vitais como a respiração, as funções cardiovasculares, a temperatura corporal e até promove a liberação de alguns hormônios, como o do crescimento.
 
 As conseqüências de noites mal dormidas podem ser catastróficas e são elas a curto prazo, o cansaço e a sonolência durante o dia, irritabilidade, dificuldade de concentração, perda da memória, etc; a longo prazo são envelhecimento precoce, a falta de vigor físico, comprometimento do sistema imunológico, diabetes, doenças cardiovasculares, gastrointestinais, etc.
 
 Além disso, dormir mal pode ocasionar transtornos chamados de distúrbios do sono como ronco, insônia e apnéia. Esses transtornos causam um sono ruim, debilitam a saúde e comprometem a nossa qualidade de vida. Para isso, existem modernos recursos, como clínicas do sono e a Fundação Nacional do Sono – FUNDASONO.
 
Portanto, devemos nos alimentar bem e dormir o suficiente (crianças e adolescentes entre 9 e 11 horas de sono) para garantirmos uma vida mais saudável. Não devemos dormir no ponto em se tratando de nossa saúde, mas com relação ao sono é fundamental dormir no ponto.
 
(Pablo Fernandes Leite, aluno da 6ª série, da Escola Estadual Coronel Vicente Torres Junior)
 
3º Lugar
 
Acorde para a importância do sono
 
Qual a importância do sono?O sono é importante pois é nele que se concentra 1/3 de nossas vidas. É com ele que nos alimentamos de sonhos e descansamos. E ele é mais importante ainda porque pode acabar com o estresse e a pressão da vida moderna.

Mas, muitas pessoas têm distúrbios de sono. E quais são eles? Temos, por exemplo, a insônia, roncos descontrolados, indisposição, entre, outros.Como conseqüência disso, vem o mal humor, agressividade, depressão, falta de reflexo, por exemplo, para o trânsito, causando acidentes, e também na escola para fazer uma prova, causando reprovações.

Para a pessoa ter um sono de boa qualidade, precisa principalmente de relaxar para dormir; por exemplo, não levando livros e cadernos para estudar na cama e nem contas a pagar. Para ter um bom sono a pessoa precisa dormir aproximadamente oito horas por dia. Antes de dormir é importante evitar comer alimentos pesados.

Resumindo: as pessoas de todo o mundo precisam acordar e perceber toda a importância que o sono tem no melhoramento de nossas vidas. O engraçado é que muitas pessoas pensam e falam que o sono é sinônimo de preguiça, mas, agora, sabemos que elas estão totalmente enganadas a respeito e precisam atrair para si próprias informações desse texto, que talvez servirá como descoberta.
 
(Natália Nielle Silva, aluna da 6ª série da Escola Estadual Professora Maria Coutinho)