Na próxima sexta-feira (14), o Brasil e o mundo comemoram o Dia Mundial do Sono 2014. A data foi instituída há seis anos pela Associação Mundial de Medicina do Sono (WASM) e tem sido desde então muito importante ao chamar a atenção da população para a importância de se ter um sono bom e saudável.
Nessa data, entidades públicas e privadas, bem como empresas e organizações diversas, desenvolvem programas e ações relacionados a problemas do sono e sua medicina, educação e aspectos sociais, de forma a prevenir e tratar os chamados distúrbios do sono.
Segundo o especialista em medicina do sono Dirceu de Campos Valladares Neto, presidente da Fundação Nacional do Sono (FUNDASONO), que repercute o Dia Mundial do Sono no Brasil desde o primeiro ano, a estimativa é de que até 45% da população mundial tenham problemas na área, como insônia, ronco noturno, ranger de dentes e apneia do sono.
O Dia Mundial do Sono é realizado anualmente na terceira sexta-feira de março, com exceção do primeiro Dia Mundial do Sono , que foi realizado em 14 de março de 2008.
Programação
Em 2014, o slogan mundial da campanha do Dia Mundial é “Sono restaurador, respiração tranquila e corpo saudável”. O tema está sendo desenvolvido pela FUNDASONO em apresentação no site da entidade (WWW.fundasono.org.br), que inclui dados recentes de uma pesquisa sobre o sono dos brasileiros.
De acordo com Dirceu Valladares, o levantamento envolveu a entrevista de pessoas de todos os estados da federação, que deram nota para a qualidade do seu sono. Em outra frente, a fundação incentiva associações, universidades, hospitais, clínicas e experts em Medicina do Sono, além de órgãos públicos e imprensa, a somarem esforços para a divulgação do Dia Mundial do Sono e as ações preventivas que são positivas para a saúde da população. A entidade, nesse empenho, tem o compromisso de dar suporte, sempre que possível, a eventos de terceiros, que podem envolver discussões, apresentações de materiais educativos e exposições.
Outras informações sobre o Dia Mundial do Sono, 14 de março, podem ser obtidas na FUNDASONO, entidade com sede em Minas Gerais, telefone (31) 32863301.